PREMIAÇÃO FEMINA

Os troféus do FEMINA são criação da designer Junia Machado.
O FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino é o primeiro evento do gênero no Brasil e foi criado com o objetivo de destacar o trabalho das mulheres no cenário cultural e cinematográfico brasileiro e mundial, e promover a igualdade de gênero.
Criado em 2004, o FEMINA é formado por sessões em cinema e vídeo de filmes dirigidos por mulheres e/ou com temática feminina, distribuídas em mostras competitivas ou temáticas, além de debates e palestras que abrangem a atuação do universo feminino em questões política-sócio-culturais.

Em 2009, o Femina será realizado através de uma parceria entre a 3 Tabela Filmes, o Instituto de Cultura e Cidadania Femina, o Instituto Magna Mater e o Elas - Fundo de Investimento Social.

O Femina 2009 é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Fundo Nacional de Cultural e Secretaria do Audiovisual/Minc, Unifem - Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, Fersol, Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj.

O Festival também conta com a chancela do Comissariado do Ano da França no Brasil.
O Ano da França no Brasil (21 de abril a 15 de novembro) é organizada :
Na França - pelo Comissariado geral francês, pelo Ministério das Relações exteriores e européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance.

No Brasil - pelo Comissariado geral brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.